A revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO é um periódico eletrônico sob a responsabilidade editorial da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, publicado pela EDUR (Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) através do Portal Costa Lima.

Nosso ISSN é 2675-181X.

 A ANFOPE é uma entidade acadêmica que tem como pauta a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social, focalizando a formação e valorização dos profissionais da educação.

Com periodicidade semestral, de acesso livre e gratuito, a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO busca incentivar o debate científico sobre a educação, mais especificamente sobre a formação de professores, aceitando, para publicação, trabalhos que tratem da formação e valorização dos profissionais da educação, em diversas dimensões, trazendo contribuições ao debate e a produção de conhecimento no campo da formação de professores.

O periódico é organizado em dossiês, aceitando-se também artigos, ensaios e resenhas, em fluxo contínuo, a serem publicados em sessão específica, assim como sessão de entrevistas, relatos de experiência, memória e documentos.  Todos os artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência serão submetidos a processo de avaliação cega pelos pares. 

Entrevista é uma seção de uso exclusivo da equipe editorial ou a quem ela designar, mas aceitam-se sugestões/indicações de entrevistados - professores ou pesquisadores de relevância nacional e internacional, com atuação no campo da Formação de Professores ou da luta em defesa desta. O propósito da sessão é ampliar o debate sobre questões atuais da política educacional e/ou do campo da formação de Professores. A decisão de publicação desta seção é restrita ao Conselho Editorial Executivo e não passará por parecerista ad hoc. A aprovação e procedimentos serão normatizados pelo editor e a equipe editorial executiva. Ela será de natureza sazonal, não sendo necessariamente publicada em todos os números.  

A sessão Documento também é de uso exclusivo da equipe editorial, que aceita sugestões quanto a proposição/pertinência/relevância de publicação de documento referente à política educacional e/ou à formação de professores, ou a atividade da Anfope ou de outra entidade do campo educacional.  

A sessão Memória resgata a história/memória da entidade e do movimento de educadores. 

A Revista, a juízo da Equipe Editorial, pode reeditar, em português, artigos internacionais de relevância teórica ou metodológica para a área, que tenham sido publicados em outros veículos de divulgação acadêmica, com a devida autorização do autor ou de quem detém os direitos autorais.

A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista. Da mesma forma, o tratamento ético da pesquisa sobre a qual o artigo se refere e sua aprovação em comitê específico de ética, é de inteira responsabilidade dos autores. Deve-se, quando for o caso, indicar essa situação em nota no corpo de artigo.