O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Observar as Normas Técnicas para o artigo, definidas nas Diretrizes para os Autores.

Diretrizes para Autores

FORMAÇÃO em Movimento publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais.

Os artigos submetidos à revista FORMAÇÃO em Movimento serão avaliados pelo Conselho Editorial Executivo quanto à pertinência dos mesmos à Linha Editorial e sua adequação às normas previstas.

Admite-se até quatro autores por texto, sendo que pelo menos um deve ter a titulação de doutor.  Casos em que constarem mais de quatro autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador.

 A contribuição dos artigos deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista.

Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, e devem conter resumos e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol).

A submissão dos artigos se dá exclusivamente através do Portal Costa Lima, no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema. A submissão é gratuita.

 Será observado o intervalo mínimo de um ano (ou duas edições) entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A submissão do artigo não implica obrigação de publicação.

Após a confirmação do atendimento às normas de formatação, os originais, serão submetidos aos avaliadores (membros do comitê editorial ou ad hoc) em sistema de avaliação cega (blind review) por pares.

O texto deve obedecer aos parâmetros de formatação e sequência abaixo descritos.

O Editor de texto utilizado, deverá ser capaz de salvar arquivos compatíveis com o software Word for Windows da MICROSOFT   na extensão .doc ou .docx. Formatado no tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de três cm, extensão mínima de 25 mil e máxima de 50 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.

Formatação para artigos, ensaios e relatos de experiência:

Título em português: centralizado no alto da primeira página, em caixa alta (maiúsculas),  fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e espaçamento simples; sem identificação do(s) autor(es), seguido dos títulos em inglês e em espanhol;   

Título em inglês: inserido duas linhas após o título em português, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;

Título em espanhol: inserido duas linhas após o título em inglês, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e espaçamento simples, com apenas a primeira letra do título em maiúscula;

Resumo: duas linhas após o título em espanhol, vem a palavra RESUMO em caixa alta, Fonte Times New Roman, 12, negrito, e na linha abaixo segue o texto, apresentado em bloco único, com no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres com espaços, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, metodologia, e quando pertinente os resultados obtidos, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

A seguir deve vir, separado por dois espaços, a tradução do resumo e palavras-chave em inglês (Abstract e keywords) e espanhol (Resumen e palabras clave). O texto do resumo e palavras-chave, e suas traduções (abstract, Keywords e resumen, palavras clave), usam Fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples (1,0), justificado.

Abstract: versão do resumo, em inglês, precedida da palavra Abstract, em caixa alta, itálico, em espaçamento simples, seguida das Keywords, separadas por ponto e vírgula;

Resumen: versão do resumo, em espanhol, precedida da palavra Resumen, em caixa alta, espaçamento simples, seguido das Palavras clave, separadas por ponto e vírgula;

Corpo do texto: o texto inicia-se na terceira linha abaixo das Palavras clave, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado, com parágrafos separados por uma linha; 

 Subtítulos: correspondentes a cada parte do trabalho, a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços depois do texto que os precede e um espaço antes do texto que os segue;

Citações no texto: Para citação com menos de três linhas, inserir no corpo do texto. Com mesmo tamanho de fonte, entre aspas. Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com redução da fonte (tamanho 11), sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 1 linha antes e depois do texto. 

 Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal e sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA, em ambos os casos deve-se indicar o ano e número da página. Exemplo: Soares (2009, p. 25), (SOARES, 2009, p. 25). Quando houver mais de um autor, usar ponto e vírgula para separá-los, nos parênteses (SOARES; SILVA, 2012, p. 53). Não usar "&" no corpo do texto, nem expressões como op. cit. ou id ibid.

Notas: As notas devem ser exclusivamente explicativas, posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito.

 Tabelas, Quadros e Ilustrações (fotos, mapas etc.), se existentes, devem ser inseridos no próprio corpo do texto, ou seja, em seu local definitivo e indicar, no texto, sua localização.  Na hipótese de já terem sido publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela, quadro ou ilustração, alinhada à esquerda. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto; o título de Ilustrações e Quadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos. 

Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, com título em itálico, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem recuo.

Livros com até três autores, devem ter todos nomeados, e Livros com mais de três autores, nomeia apenas o primeiro autor e insere [et al]. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.

Exemplos:

Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, Nome do Periódico em itálico, Local de publicação: nome da editora, volume, número do periódico, intervalo de páginas citado (p. 97-108), mês abreviado/ano de publicação.

Livros, Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo normal (se houver). Local da publicação: nome da editora, ano de publicação.

Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo normal. In: SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título do livro em itálico. Local de publicação: nome da editora, ano de publicação.

Trabalhos apresentados em congressos: SOBRENOME, Nome. Título. In: Nome do evento. Cidade, estado, ano, pagina, Disponível em colocar a URL da publicação dos Anais  acesso em dia/mês/ano.

Internet: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em itálico: subtítulo normal (se houver). Disponível em: endereço do trabalho na internet. Acesso em: data do acesso (19 jan. 2000).

Anexos ou Apêndices: Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e dentro da extensão do artigo, Anexos ou Apêndices, seguindo a formatação dos subtítulos, devem ser incluídos ao final, após as referências.

OBS: Os relatos de experiência e entrevistas também devem conter Resumo, Abstract e Resumen e seguir a mesma formatação para os títulos, subtítulos, texto, notas e referências, quando couber, que os artigos.

Formatação para resenhas:

A resenha deve conter, no início, a referência completa da obra resenhada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave.

É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.

O texto não deve trazer a identificação do(s) autor(es) da resenha.

O texto da resenha deve vir na segunda linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, com um espaço separando os parágrafos. No mais a formatação deve obedecer à mesma orientação dada aos artigos, exceto no que tange à extensão que deverá ter no mínimo 8 mil e no máximo 20 mil caracteres com espaços, incluindo títulos, notas e referências bibliográficas.

Identificação e informações sobre os autores

A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo necessário para o processo de Avaliação Cega por Pares.

Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados:, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.

Sobre a Avaliação

A publicação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência na revista FORMAÇÃO em Movimento está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc.

Todos os trabalhos submetidos devem estar dentro das regras e normas para publicação da revista. Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere à adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista. Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.

Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(a)s pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

Política de Privacidade

  • Política de Privacidade:Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  • Direito Autoral:Os direitos autorais dos artigos publicados em FORMAÇÃO em Movimento, se mantem com o/os autor/res, entretanto, a tradução e republicação em outros veículos e a sua posterior reprodução deve ser feita após comunicação aos editores da revista FORMAÇÃO em Movimento e com a devida citação da mesma, sua primeira fonte da publicação.

 

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

  • Declaração de Originalidade e de Autoria:Ao submeter o presente artigo o (s) autor (es) declara(m) que o presente é um texto original, não tendo sido submetido à publicação.