ATENÇÂO: PRORROGADO o prazo de submissão de artigos para o dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibilidades”

13-03-2021
Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibilidades

O dossiê se propõe a analisar, debater e refletir criticamente sobre a formação de professores de Educação Física a partir das Resoluções do CNE n⁰ 06 (18/12/18) e n⁰ 02 (20/12/2019). O ensino superior em Educação Física é marcado historicamente pela disputa de projetos formativos. Notadamente, nas duas últimas décadas, há um acirramento do debate entre concepções formativas que, em última instância, materializam-se em diferentes Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de graduação em Educação Física, sejam eles de licenciatura (de caráter ampliado ou não) e/ou bacharelado. Após a recente aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE n⁰ 06, de 18/12/18) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (Resolução CNE n⁰ 02, de 20/12/2019), apresenta-se novamente a obrigatoriedade de reformulações na área. Todavia, ao reconhecer que não houve um debate ampliado na área no que tange a construção e aprovação de tais diretrizes formativas, a Anfope convida aos pesquisadores e estudiosos da Educação Física para analisar, debater criticamente e apresentar proposições curriculares tomando como mote tais resoluções. Deste modo, o presente dossiê busca refletir sobre quais as contradições, nexos, possibilidades e determinações das resoluções do CNE n⁰ 06 (18/12/18) e n⁰ 02 (20/12/2019) para a formação superior em Educação Física?

 

  • Submissões até 10 de ABRIL de 2021 (novo prazo)

Vejam as Diretrizes para autores  no Portal Costa Lima http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/about/submissions

Acessem e cadastrem-se como leitores, avaliadores e/ou autores da revista da ANFOPE Formação em Movimento.

http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/