ESTAMOS "ENSAIANDO“ O SUFICIENTE?

As travestis, as transexuais e as questões LGBTQAI+ na EJA

Palavras-chave: Gênero, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir algumas questões acerca da minoria LGBTQIA+ no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com um foco maior na letra T da sigla (que se refere às pessoas transgênero, transsexuais e travestis). Partimos da questão da invisibilidade ou ausência desse público - alunas travestis - no contexto educacional do país? Onde estão essas travestis na EJA e como elas estão sendo tratadas? Como os cursos de formação de professores tratam essa questão, muitas vezes, subsumida nas discussões de gênero. Este texto ensaístico tem mais perguntas que respostas, e longe de tentar equacionar essa questão complexa, visa demonstrar que precisamos debater mais essa e outras questões nos cursos de pedagogia, partindo da constatação de que é necessário ensaiar mais para atender as necessidades dessas pessoas e compreendê-las como seres humanos e cidadãs na sala de aula.

Biografia do Autor

Matheus Franco Delgado, UERJ

Estudante de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Turismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Publicado
12-01-2022