PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Saberes necessários à prática educativa, na visão de Paulo Freire

  • Quéteri Figueiredo Paiva SME-Resende
  • Nathalia Cortes do Espírito Santo Santos SME Rio de Janeiro
  • Priscilla Côrrea Alves SME Rio de Janeiro
Palavras-chave: autonomia, saberes docentes, Paulo Freire

Resumo

Resenha da obra de Paulo Freire PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes necessários à prática educativa, na visão de Paulo Freire

Biografia do Autor

Quéteri Figueiredo Paiva, SME-Resende

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora de Educação Infantil e Orientadora Pedagógica da SME de Resende/RJ. Mestranda do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB CAP-UERJ. Pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela UNINTER Grupo Educacional, em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luiz e em Neuropsicopedagogia pela Universidade Batista de Minas Gerais – IPEMIG. É membro do GRUPEFOR/UERJ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de Professores, Democracia e Direito à educação. 

Nathalia Cortes do Espírito Santo Santos, SME Rio de Janeiro

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Especialista em Educação Infantil pela UFRRJ e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É membro do GRUPEFOR/UERJ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de Professores, Democracia e Direito à educação.

Priscilla Côrrea Alves, SME Rio de Janeiro

Professora de Artes das Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares pela UFRJ/CESPEB – Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, é licenciada em Artes Visuais pela Universidade Metodista Bennett. É membro do GRUPEFOR/UERJ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de Professores, Democracia e Direito à educação.

Publicado
12-01-2022