FORPARFOR: ações articuladas em torno da defesa da formação superior dos professores da educação básica
Resumo
Esse trabalho objetiva contextualizar a implantação do Plano Nacional da Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR e suas repercussões junto às redes públicas de ensino no tocante ao atendimento das demandas de formação superior dos professores da educação básica. Consideramos a abrangência e capilaridade do programa desde o seu lançamento em 2009 até os tempos de incertezas atuais. As análises operam com dois movimentos: o primeiro situa o papel e a ação exercida pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PARFOR/FORPARFOR, em defesa da sua manutenção como política de formação de professores e, em um segundo movimento, procura articular ações conjuntas com outras entidades científicas e fóruns de representação nacional. O PARFOR é a única ação estatal vigente no País que visa cumprir as exigências da formação inicial de professores, podendo contribuir de forma efetiva com o cumprimento de metas constantes no Plano Nacional de Educação. O FORPARFOR, em articulação com a ANFOPE, o FORUMDIR e o FORPIBID, vem procurando pautar o debate acerca da necessidade de manutenção da política nacional de formação de professores e dos programas destinados a formação de professores da educação básica.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.