FORPARFOR: ações articuladas em torno da defesa da formação superior dos professores da educação básica

  • Mark Clark Assen de Carvalho
Palavras-chave: PARFOR, política educacional, formação de professores.

Resumo

Esse trabalho objetiva contextualizar a implantação do Plano Nacional da Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR e suas repercussões junto às redes públicas de ensino no tocante ao atendimento das demandas de formação superior dos professores da educação básica. Consideramos a abrangência e capilaridade do programa desde o seu lançamento em 2009 até os tempos de incertezas atuais. As análises operam com dois movimentos: o primeiro situa o papel e a ação exercida pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PARFOR/FORPARFOR, em defesa da sua manutenção como política de formação de professores e, em um segundo movimento, procura articular ações conjuntas com outras entidades científicas e fóruns de representação nacional. O PARFOR é a única ação estatal vigente no País que visa cumprir as exigências da formação inicial de professores, podendo contribuir de forma efetiva com o cumprimento de metas constantes no Plano Nacional de Educação. O FORPARFOR, em articulação com a ANFOPE, o FORUMDIR e o FORPIBID, vem procurando pautar o debate acerca da necessidade de manutenção da política nacional de formação de professores e dos programas destinados a formação de professores da educação básica.

Publicado
03-07-2020
Seção
Entidades de Formação