A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DISPUTA: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP
Resumo
O artigo trata do processo recente de alteração do currículo dos cursos de licenciatura nas universidades públicas em São Paulo a partir das Deliberações do Conselho Estadual de Educação do estado (CEE 111/2012; CEE 126/2014 e CEE 154/2017). Discute princípios e perspectivas que fundamentam tais deliberações e que se apresentam fortemente ancorados em uma concepção técnica de formação docente. Aponta para a contraposição que essas deliberações estabelecem em relação à Resolução CNE n. 2 de 2015, que resultou de amplo debate com as universidades e que expressa uma concepção de formação de professores comprometida com uma perspectiva universitária desse profissional. O texto apresenta ainda, parte das estratégias utilizadas pelo CEE nesse processo que se colocam frontalmente contrárias à autonomia universitária.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.