O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2015 NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PRIMEIRO MAPEAMENTO

  • Maria Renata Alonso Mota
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan
Palavras-chave: FORUMDIR, Formação de professores, Projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

Resumo

Esse texto tem como objetivo apresentar uma análise, ainda preliminar, do estado em que se encontra a adequação dos currículos dos cursos de formação de professores das universidades públicas brasileiras com base na Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) de n. 2 de 2015. Para tanto, serão apresentados dados coletados a partir de questionário enviado pelo FORUMDIR (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes de Universidades Públicas Brasileiras) a um conjunto de diretores de Faculdades e Centros de Educação das instituições públicas. Os dados coletados nos permitem compreender o movimento já realizado em 17 dessas instituições com relação à adequação dos currículos dos cursos de licenciaturas. Entendemos que o esforço dessas instituições até o momento precisa ser preservado e que qualquer nova mudança necessitaria de avaliação aprofundada após, pelo menos, um ciclo da formação com base no novo currículo.

Publicado
19-12-2019