O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2015 NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PRIMEIRO MAPEAMENTO
Resumo
Esse texto tem como objetivo apresentar uma análise, ainda preliminar, do estado em que se encontra a adequação dos currículos dos cursos de formação de professores das universidades públicas brasileiras com base na Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) de n. 2 de 2015. Para tanto, serão apresentados dados coletados a partir de questionário enviado pelo FORUMDIR (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes de Universidades Públicas Brasileiras) a um conjunto de diretores de Faculdades e Centros de Educação das instituições públicas. Os dados coletados nos permitem compreender o movimento já realizado em 17 dessas instituições com relação à adequação dos currículos dos cursos de licenciaturas. Entendemos que o esforço dessas instituições até o momento precisa ser preservado e que qualquer nova mudança necessitaria de avaliação aprofundada após, pelo menos, um ciclo da formação com base no novo currículo.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.