QUAL O CONCEITO DE DOCÊNCIA? ENTRE RESISTÊNCIAS E INVESTIGAÇÕES
Resumo
O texto apresenta análise acerca do “conceito de docência” no campo da formação de professores, considerando produções acadêmicas (teses, dissertações e artigos) publicados entre 2015 e 2019. Ancora-se em “evidências da leitura” a partir da sistematização de levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão, composto por 07 artigos, 08 dissertações e 08 teses disponíveis em bancos de dados online. O conceito de docência é um construto basilar para a compreensão dos elementos que podem evidenciar uma conceituação alargada de docência. Relaciona a docência como atividade intencional, subjetiva e complexa, com apenas dois trabalhos apresentando alguma referência à dimensão política da ação docente, elemento fundante do conceito de docência ampliada. A temática recebeu atenção tímida nas produções acadêmicas dos últimos cinco anos, ao mesmo tempo em que desvelam a componente da consciência como importante para compreensão do conceito de docência numa perspectiva ampliada.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.