AS PESQUISAS SOBRE CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL DOCENTE: REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar as publicações no Brasil que tratam dos ciclos de vida profissional na carreira docente como um processo de vivências na profissão que oportunizam movimentos de profissionalizaçao. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico, tendo como referência o levantamento nas bases de dados: a SciELO, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da ferramenta de busca Google Acadêmico. A partir da pesquisa, foram selecionadas as produções de 2006 a 2019 e encontrados um total 15 de artigos, 3 teses e 3 dissertações. Os estudos revisados apontam que os ciclos de vida profissional na carreira dos docentes são estudados a partir da literatura internacional, principalmente em Huberman (2000), cujo enfoque maior é sobre a fase de inserção na carreira, assinalando que existem etapas comuns nas trajetórias dos profissionais, tendo como referência a temporalidade da carreira. A investigação aponta para a necessidade de estudar especificamente o ciclo de vida profissional no Brasil, a partir da categoria do trabalho docente aliada às especificidades da história pessoal de cada professor.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.