AS PESQUISAS SOBRE CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL DOCENTE: REVISÃO DA LITERATURA

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz
Palavras-chave: Formaçao de professores, Ciclo de vida profissional, Estado do conhecimento

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar as publicações no Brasil que tratam dos ciclos de vida profissional na carreira docente como um processo de vivências na profissão que oportunizam movimentos de profissionalizaçao.  A metodologia  utilizada foi o estudo bibliográfico, tendo como referência o levantamento  nas bases de dados:  a SciELO, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e  a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da ferramenta de busca Google Acadêmico. A partir da pesquisa, foram selecionadas as produções de 2006 a 2019 e encontrados um total 15 de  artigos, 3 teses e 3 dissertações.  Os estudos revisados apontam que os ciclos de vida profissional na carreira dos docentes são estudados a partir da literatura internacional, principalmente em Huberman (2000), cujo enfoque maior é sobre a fase de inserção na carreira, assinalando que  existem etapas comuns nas trajetórias dos profissionais, tendo como referência a temporalidade da carreira. A investigação aponta para a necessidade de estudar especificamente o ciclo de vida profissional no Brasil, a partir da categoria do trabalho docente aliada às especificidades da história pessoal de cada professor.

Publicado
20-09-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA