UMA DÉCADA DE FORMAÇÃO DE PROFESORES PELO PARFOR: DESAFIOS, LIÇÕES E PERSPECTIVAS NA CONJUNTURA ATUAL
Resumo
Este artigo apresenta o Parfor, sua inserção junto às redes públicas de ensino e ressalta alguns entraves à sua realização, agravados, no contexto atual, pelas estratégias de desmonte das políticas educacionais. O estudo recupera momentos e movimentos que respaldam a repercussão e a capilaridade do Parfor como programa emergencial de formação de professores. Recorre aos relatórios da DEB/Capes, ao Fórum Nacional e Diretorias Regionais do programa para analisar a sua implantação e demarcar estratégias para garantir o que prevê Decreto 6.755/2009, ancorando-se na Lei 93.94/96, na Lei 13.005/2014 e em documentos do ForParfor, para apresentar resultados obtidos em dez anos do programa. Ao final, reafirma o compromisso das IES públicas com a defesa da formação de professores e demonstra que o Parfor se configura como uma ação com potencial para reduzir os déficits de formação de professores, ampliar o acesso à educação superior e melhorar a qualidade da educação básica.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.