UMA DÉCADA DE FORMAÇÃO DE PROFESORES PELO PARFOR: DESAFIOS, LIÇÕES E PERSPECTIVAS NA CONJUNTURA ATUAL

  • Mark Clark Assen de Carvalho
Palavras-chave: Parfor, Formação de Professores, Política Educacional

Resumo

Este artigo apresenta o Parfor, sua inserção junto às redes públicas de ensino e ressalta alguns entraves à sua realização, agravados, no contexto atual, pelas estratégias de desmonte das políticas educacionais. O estudo recupera momentos e movimentos que respaldam a repercussão e a capilaridade do Parfor como programa emergencial de formação de professores. Recorre aos relatórios da DEB/Capes, ao Fórum Nacional e Diretorias Regionais do programa  para analisar a sua implantação e demarcar estratégias para garantir o que prevê Decreto 6.755/2009, ancorando-se na Lei 93.94/96, na Lei 13.005/2014 e em documentos do ForParfor, para apresentar resultados obtidos em dez anos do programa. Ao final, reafirma o compromisso das IES públicas com a defesa da formação de professores e demonstra que o Parfor se configura como uma ação com potencial para reduzir os déficits de formação de professores, ampliar o acesso à educação superior e melhorar a qualidade da educação básica.

Publicado
20-09-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA