ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REALIDADE E POSSIBILIDADES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Márcia Morschbacher
  • Melina Silva Alves
  • Raquel Cruz Freire Rodrigues
Palavras-chave: Produção do Conhecimento, Formação de Professores, Educação Física

Resumo

O presente trabalho analisa a produção científica voltada à formação de professores em teses e dissertações na área da Educação Física, referente ao período de 2014-2019. O levantamento das produções ocorreu na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Realizou-se a análise a partir das categorias: concepção de formação de professores; concepção de formação de professores de Educação Física; referência à Resolução n. 02/2015 e à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Evidenciamos que a produção científica analisada se alicerça, hegemonicamente, nas pedagogias do aprender a aprender e na formação em Educação Física dividida entre licenciatura e bacharelado. Por outro lado, encontramos trabalhos fundamentados na concepção de formação omnilateral e na proposição de Licenciatura Ampliada para a formação única em Educação Física. Quanto à Resolução n. 02/2015 e à Anfope, poucos são os trabalhos que as têm como referência.

Publicado
20-09-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA