PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE PROFESSORES INICIANTES NA CARREIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A investigação se pauta na emergência de estudos e proposições sobre o professor em início de carreira, como proposta de contribuição para o campo da formação de professores. Desta forma, este trabalho justifica a necessidade em conhecer as investigações lançadas sobre o início da docência, as metodologias, o referencial teórico e as temáticas investigadas, como forma de aprofundar os estudos, lançar críticas e apontar lacunas investigativas. A partir dos dados encontrados em uma revisão bibliográfica realizada no banco de dados de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em anais de eventos e em periódicos Qualis A e B, abarcando o recorte temporal de 2000-2014. Algumas lacunas de estudos são constatadas, dentre as quais se destaca o pouco investimento na formação continuada e carreira dos professores da educação básica, em diálogo com uma formação humanizadora.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.