A EDUCAÇÃO NA ENCRUZILHADA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMÉRICA LATINA
Resumo
O artigo é produto dos diálogos no marco temático denominado “Educação e políticas públicas dos estados latino-americanos nos tempos neoliberais; proteções e desproteções” apresentado em universidades e países latino-americanos. O objetivo é problematizar o impacto das políticas públicas por meio do conceito de educação em uma encruzilhada, para possibilitar a revisão de reformas educacionais, significados, linhas de pesquisa e da consciência humanística dos educadores. As análises foram realizadas a partir de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, por meio da coleta de dados através de debates, grupos de discussão e mesas redondas. As análises do trabalho são realizadas usando a técnica de análise de conteúdo, que inclui exposições, citações relevantes e intervenções. Como resultados, destaca-se que o político está relacionado ao público e à educação, mas que a complexidade do campo educacional e as distâncias-objetividades do educador devem ser elucidadas.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.