A EDUCAÇÃO NA ENCRUZILHADA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMÉRICA LATINA

  • Agustín Villarreal
Palavras-chave: Educação na encruzilhada, Reformas educacionais, Estado capitalista, Proteções e desproteções

Resumo

O artigo é produto dos diálogos no marco temático denominado “Educação e políticas públicas dos estados latino-americanos nos tempos neoliberais; proteções e desproteções” apresentado em universidades e países latino-americanos. O objetivo é problematizar o impacto das políticas públicas por meio do conceito de educação em uma encruzilhada, para possibilitar a revisão de reformas educacionais, significados, linhas de pesquisa e da consciência humanística dos educadores. As análises foram realizadas a partir de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, por meio da coleta de dados através de debates, grupos de discussão e mesas redondas. As análises do trabalho são realizadas usando a técnica de análise de conteúdo, que inclui exposições, citações relevantes e intervenções. Como resultados, destaca-se que o político está relacionado ao público e à educação, mas que a complexidade do campo educacional e as distâncias-objetividades do educador devem ser elucidadas.

Publicado
20-09-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA