FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla
  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida
Palavras-chave: Formação de Professores, Brasil, América Latina, Pedagogias de Inclusão, Educação para a Diversidade

Resumo

Trata-se de uma pesquisa, que tem como objetivo identificar oportunidades formativas para a educação inclusiva no Brasil e em países da América Latina. Parte-se da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e da Teoria de Ação, de Bourdieu, e de outros referenciais teóricos que discutem as políticas de formação e as de inclusão social, privilegiando a educação para a diversidade. Quanto à metodologia, realizam-se: análise documental; entrevistas com coordenadores dos cursos de Pedagogias; e grupos focais com estudantes. A análise de conteúdo privilegiou duas dimensões analíticas – dimensão pedagógica da inclusão e dimensão de responsabilidade profissional. Por fim, desvenda-se a necessidade da formação inicial em uma perspectiva de educação inclusiva, a fim de que se possibilite um espaço social de convivência mais equânime na direção de garantir os direitos de todos a uma educação justa, igualitária e inclusiva.

Publicado
20-09-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA