FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Trata-se de uma pesquisa, que tem como objetivo identificar oportunidades formativas para a educação inclusiva no Brasil e em países da América Latina. Parte-se da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e da Teoria de Ação, de Bourdieu, e de outros referenciais teóricos que discutem as políticas de formação e as de inclusão social, privilegiando a educação para a diversidade. Quanto à metodologia, realizam-se: análise documental; entrevistas com coordenadores dos cursos de Pedagogias; e grupos focais com estudantes. A análise de conteúdo privilegiou duas dimensões analíticas – dimensão pedagógica da inclusão e dimensão de responsabilidade profissional. Por fim, desvenda-se a necessidade da formação inicial em uma perspectiva de educação inclusiva, a fim de que se possibilite um espaço social de convivência mais equânime na direção de garantir os direitos de todos a uma educação justa, igualitária e inclusiva.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.