QUE CORPO É ESSE, ALGUÉM QUER SABER?

O DOCENTE HOMEM NA/COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Infância; Cotidiano; Gênero

Resumo

Esse artigo tem como objetivo pensar sobre/com as concepções de gênero nos/com os cotidianos da Educação Infantil e em como essas articulações impactam no ingresso e/ou permanência de sujeitos intitulados como “homens” enquanto docentes desta etapa. Para pensar sobre essa perspectiva, utilizaremos recortes de pesquisas de Mestrado, oriundas de um mesmo grupo de pesquisa, que se dedicaram a perceber como a dinâmica dos sexos-gêneros pode gerar significações, negociações e resistências. Tais processos, que se realizam principalmente nos/com os corpos, expressam e criam relações com o mundo que se modificam permanentemente, produzindo diferença. Como pressuposto, nossa proposta de texto pensa o corpo e seus trânsitos escolares, entendendo a experiência infantil como algo que, embora seja forjada na contingência das normas estabelecidas, atravessa e transborda as fronteiras do instituído.

Biografia do Autor

Isabela Pereira Vique, SME-RJ

Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.  Criadora de Conteúdo da página no Instagram Frida vai à Escola. Graduação em Pedagogia UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação - ProPEd/ UERJ. Integrante do GPesq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CNPQ/UERJ).

 

Bruno Costa Lima Rossato, SME-RJ

Professor de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Mediador à Distância na Fundação Cecierj, onde também orienta monografias de graduação em Pedagogia. É mestre em Educação pelo ProPEd/UERJ; graduado em pedagogia pela Universidade Gama Filho; especialização em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ e aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela UFF. Integrante do GPesq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CNPQ/UERJ).

Simone Gomes da Costa, SME-RJ. Proped/uerj

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Graduação em Pedagogia na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PROPED/UERJ.  Integrante do GPesq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença(CNPQ/UERJ).

 

 

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)