DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVA DECOLONIAL

CONSTRUINDO IDENTIDADES, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NA LEC/UFRRJ

  • Fabrícia Vellasquez Paiva UFRRJ
Palavras-chave: Formação; Narrativa; Decolonialidade; Memória; Educação do Campo

Resumo

O presente artigo visa contribuir para o debate sobre a Educação do Campo e suas possibilidades de formação, a partir de uma experiência junto à primeira turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica. Partindo do problema de apropriação da linguagem como um movimento decolonial, intentamos investigar como a memória-história pôde ser escrita por uma educação popular coletivizada entre os sujeitos partícipes do Curso, via Cadernos Reflexivos. Por meio desses instrumentos de composição formativa, o estudo demonstrou como as propostas efetivas disponibilizaram outra possibilidade de formação, via identidade e memória pregressas e formativas. Carece, no entanto, uma disponibilidade maior dos centros de formação, especialmente as universidades, para que as metodologias alternativas também possam ser integradas junto às atividades formais da LEC, estendendo-se, ainda, aos demais cursos da educação superior.

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)