O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAC
50 ANOS DE ENFRENTAMENTO E RESISTÊNCIA NA DEFESA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre, como forma de evidenciar a trajetória desse curso e o movimento de enfrentamento e resistência feito para resguardar a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental como seara própria dessa área de formação, com relevo, também, para as contribuições e legados do curso no movimento de ampliação do nível de formação dos professores acreanos. Em perspectiva, busca, também, discutir as feições do projeto pedagógico curricular do curso com as orientações da Resolução CNE/CP, nº 1/2006, da Resolução 02/2015 do CNE e implicações da Resolução 02/2019 do CNE, que caminham na contramão das questões historicamente defendidas pelo movimento nacional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, construída através de revisão bibliográfica e análise de documentos. Para a construção do aporte teórico, a pesquisa apoia-se em autores como: Aguiar e Dourado (2019); Bazzo e Scheibe (2019); e em publicações de entidades educacionais como a Anfope e a ANPEd.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.