O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAC

50 ANOS DE ENFRENTAMENTO E RESISTÊNCIA NA DEFESA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Adriana Ramos dos Santos UFAC
  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação de Professores; Ufac., Pedagogy Course; National Curriculum Guidelines; Teacher training; Ufac., Carrera de Pedagogía; Directrices Curriculares Nacionales; Formación de Profesores; Ufac.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre, como forma de evidenciar a trajetória desse curso e o movimento de enfrentamento e resistência feito para resguardar a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental como seara própria dessa área de formação, com relevo, também, para as contribuições e legados do curso no movimento de ampliação do nível de formação dos professores acreanos. Em perspectiva, busca, também, discutir as feições do projeto pedagógico curricular do curso com as orientações da Resolução CNE/CP, nº 1/2006, da Resolução 02/2015 do CNE e implicações da Resolução 02/2019 do CNE, que caminham na contramão das questões historicamente defendidas pelo movimento nacional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, construída através de revisão bibliográfica e análise de documentos. Para a construção do aporte teórico, a pesquisa apoia-se em autores como: Aguiar e Dourado (2019); Bazzo e Scheibe (2019); e em publicações de entidades educacionais como a Anfope e a ANPEd. 

Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Professor Titular de Sociologia da Educação do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001): História, Política & Sociedade, tendo realizado estudos de Estágio Pós-Doutoral no Programa de Currículo e Gestão da Escola Básica UFPA (2020).  É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte.

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Acre, e é professora da mesma instituição. Também é professora permanente do Mestrado em Educação (PPGE- Ufac).  Atua, ainda, como vice coordenadora do Mestrado Profissional em Letras- Profletras/UFAC.

Publicado
02-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas