CURSO DE PEDAGOGIA EM CENÁRIO DE (CONTRA)REFORMA:

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DISPUTA

Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de professores; Diretrizes Curriculares; Políticas curriculares.

Resumo

As análises deste texto têm como objetivo problematizar o movimento de disputa entre a concepção de formação de professores manifestada na Resolução CNE/CP nº 1/2006, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, e na Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O exame do tema, de natureza qualitativa, contou com dados bibliográficos e documentais. A reflexão assume o seguinte questionamento: quais os possíveis diálogos, resistências e conflitos atravessam a atual política curricular para o Curso de Pedagogia, ou seja, para a formação de professores no Brasil? Subsidiam o exame as formulações Brandt e Hobold (2019,2020), Dourado (2007, 2015), Farias (2006, 2019), Saviani (2007), Scheibe e Durli (2011) e outros.

Biografia do Autor

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-Doutoramento em Educação, com bolsa do CNPq-PDJ. Doutora em Educação pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e do Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE; pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional; e, membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR.
E-mail: marcia.hobold@ufsc.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Educação Brasileira (UFC). Pedagoga (UECE). Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq); pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd Nacional; Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. E-mail: isabel.sabino@uece.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963

Publicado
01-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas