CURSO DE PEDAGOGIA EM CENÁRIO DE (CONTRA)REFORMA:
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DISPUTA
Resumo
As análises deste texto têm como objetivo problematizar o movimento de disputa entre a concepção de formação de professores manifestada na Resolução CNE/CP nº 1/2006, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, e na Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O exame do tema, de natureza qualitativa, contou com dados bibliográficos e documentais. A reflexão assume o seguinte questionamento: quais os possíveis diálogos, resistências e conflitos atravessam a atual política curricular para o Curso de Pedagogia, ou seja, para a formação de professores no Brasil? Subsidiam o exame as formulações Brandt e Hobold (2019,2020), Dourado (2007, 2015), Farias (2006, 2019), Saviani (2007), Scheibe e Durli (2011) e outros.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.