BASE COMUM NACIONAL OU BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

A QUEM INTERESSA A INVERSÃO DA NOMENCLATURA?

Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Políticas Educacionais; Diretrizes Curriculares; Base Comum Nacional.

Resumo

O cenário atual das políticas de formação docente está relacionado à projetos formativos os quais expressam tensões, disputas e interesses em jogo para sua implementação. O tema decorre de estudos de pós-graduação em educação e no contexto do grupo de estudos e pesquisas em uma universidade pública paulista e tem como objetivo analisar as atuais normativas nacionais no campo da formação de professores, principalmente a Pedagogia. Trata-se de pesquisa qualitativa de cunho exploratório com utilização de análise documental. Os resultados apontam que essas legislações desconsideram o conhecimento historicamente produzido pelo referido campo e encaminham os cursos de licenciatura ao esvaziamento da formação crítica e científica, à dicotomia teoria e prática, à dissociação entre pesquisa e ensino, ao alinhamento da formação inicial dos professores com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao reducionismo da formação teórica à prática pela prática, dentre outras determinações.

Biografia do Autor

Yuna Lélis Beleza Lopes, Universidade de São Paulo/Doutoranda do PPGEducação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Noeli Prestes Padilha Rivas. 

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo- GEPEFOR/FFCLRP/USP, sob coordenação da Professora Drª Noeli Prestes Padilha Rivas. Cadastrado no CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2302128411037763). Link do grupo: https://sites.usp.br/gepefor

Noeli Prestes Padilha Rivas, Universidade de São Paulo/Professora Associada

Professora associada da Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC). Atua no Ensino de Graduação (Cursos de Licenciatura Específicas e Pedagogia) e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP/USP (docência e orientação).

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor e Currículo- GEPEFOR/FFCLRP/USP, cadastrado no CNPQ, desde 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, Licenciaturas e Formação de Professores, atuando nas seguintes áreas: educação superior, formação de professores, currículo, pedagogia universitária e gestão pedagógica. 

 

Publicado
01-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas