REFLEXÕES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE DADOS DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICAMP
Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar dados obtidos a partir de levantamento realizado em 2019 sobre egressos do curso de Pedagogia da Unicamp, na relação com as políticas educacionais atuais. Em especial o foco estava nas orientações para a formação de professores recentemente difundidas tanto em nível nacional quanto em nível estadual, de São Paulo. A Deliberação do CEE/SP 154/2017 e as Resolução CNE/CP n0 02/2019, que instituem Diretrizes Curriculares para formação Inicial e continuada respectivamente, indicam uma perspectiva de formação respaldada na racionalidade técnica. A reflexão desta relação nos leva a problematizar a leitura reducionista da influência da formação no desempenho acadêmico dos estudantes da educação básica na qualidade da educação pública.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.