REFLEXÕES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE DADOS DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICAMP

  • Adriana Varani UNICAMP
  • Dirce Zan
Palavras-chave: Curso de Pedagogia, Formação inicial de professores, Universidade pública, Política de formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar dados obtidos a partir de levantamento realizado em 2019 sobre egressos do curso de Pedagogia da Unicamp, na relação com as políticas educacionais atuais. Em especial o foco estava nas orientações para a formação de professores recentemente difundidas tanto em nível nacional quanto em nível estadual, de São Paulo. A Deliberação do CEE/SP 154/2017 e as Resolução CNE/CP n0 02/2019, que instituem Diretrizes Curriculares para formação Inicial e continuada respectivamente, indicam uma perspectiva de formação respaldada na racionalidade técnica. A reflexão desta relação nos leva a problematizar a leitura reducionista da influência da formação no desempenho acadêmico dos estudantes da educação básica na qualidade da educação pública.

Publicado
02-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas