CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO

  • Maria Eneida da Silva Universidade Estadua de Goiás - UEG
  • Andréa Kochhann Universidade Estadua de Goiás - UEG
  • Miro Almeida Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF
Palavras-chave: materialismo histórico; progressistas; neoliberais; Diretrizes e BNCC formação.

Resumo

Este artigo objetiva discutir algumas concepções críticas e emancipatórias para analisar as atuais DCN e BNC para a Formação Inicial de Professores instituídas pela Resolução CNE/CP n. 02/2019. A partir da questão “quais são as implicações dessa resolução para o curso de Pedagogia?”, fundamentamo-nos no materialismo histórico dialético com o referencial teórico de Marx (1999), Gramsci (2001), Lukács (2018), Saviani (2019) etc. e também na metodologia de investigação bibliográfica e em dados qualitativos, pois esses recursos atendem a proposta delimitada no estudo Esse estudo é valorizar a unidade teoria/ prática que fundamenta tanto a didática quanto os valores inerentes ao exercício pleno da docência do pedagogo no país. A política neoliberal conservadora reforça a concepção de educação pautada na eficiência do capital e, com anuência do CNE e MEC, promove ataques tanto na formação inicial dos futuros profissionais da educação básica e do pedagogo de nível superior.

Palavras-chave: materialismo histórico; progressistas; neoliberais; Diretrizes e BNCC formação.

Biografia do Autor

Maria Eneida da Silva, Universidade Estadua de Goiás - UEG

Doutoranda em Educação da Universidade de Brasília - UnB; Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - UEG; Especialista em Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica; Graduada em Letras Português/Inglês pela UEG; Docente da UEG; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/pedagogos - GEPFAPe; membro do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Interdisciplinaridade - GEFOPI.

Andréa Kochhann, Universidade Estadua de Goiás - UEG

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO; Especialista em Docência Universitária ´pela Universidade Estadual de Goiás - UEG; Pedagoga pela UEG; Docente da UEG; Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Interdisciplinaridade - GEFOPI; e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.

Miro Almeida, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Membro do Grupo de Estudos sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe.

Publicado
02-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas