CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL
ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO
Resumo
Este artigo objetiva discutir algumas concepções críticas e emancipatórias para analisar as atuais DCN e BNC para a Formação Inicial de Professores instituídas pela Resolução CNE/CP n. 02/2019. A partir da questão “quais são as implicações dessa resolução para o curso de Pedagogia?”, fundamentamo-nos no materialismo histórico dialético com o referencial teórico de Marx (1999), Gramsci (2001), Lukács (2018), Saviani (2019) etc. e também na metodologia de investigação bibliográfica e em dados qualitativos, pois esses recursos atendem a proposta delimitada no estudo Esse estudo é valorizar a unidade teoria/ prática que fundamenta tanto a didática quanto os valores inerentes ao exercício pleno da docência do pedagogo no país. A política neoliberal conservadora reforça a concepção de educação pautada na eficiência do capital e, com anuência do CNE e MEC, promove ataques tanto na formação inicial dos futuros profissionais da educação básica e do pedagogo de nível superior.
Palavras-chave: materialismo histórico; progressistas; neoliberais; Diretrizes e BNCC formação.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.