O ANTAGONISMO DA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2019:
REFLEXÕES SOBRE A ATUALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFBA COM BASE NA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2015”
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de atualização curricular da formação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) fundamentado pela Resolução CNE/CP 02/2015. A pergunta norteadora foi: quais são as implicações da Resolução CNE/CP 02/2019 para a formação de professores/as no curso de Pedagogia? Nesse sentido, problematizamos a vertente antagônica desta Resolução em relação à anterior, uma vez que as discussões em torno do currículo foram mediadas pela legislação aprovada em 2015. O diálogo proposto neste trabalho se fez com os teóricos: Saviani (2010), Aguiar (et al 2006; 2019), Libâneo e Pimenta (1999) e Curado Silva (2020), entre outros. Tendo em vista as características da pesquisa descritiva realizada com estudantes da licenciatura, a metodologia que embasou este texto foi a descritivo-analítica, na qual descrevemos as especificidades do curso e analisamos as necessidades formativas, culminando na atualização do projeto de formação para o Curso de Pedagogia.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.