EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

(DIS) POSIÇÕES PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS

  • Roberta Pereira de Paula Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giseli Barreto da Cruz
Palavras-chave: Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Extensão Universitária.

Resumo

Este artigo se desenvolve em torno de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como a participação em ações de extensão universitária, por parte de estudantes de um curso de Pedagogia, pode ser contributiva para o desenvolvimento de (dis) posições para a sua formação docente. Parte do pressuposto que a extensão se situa como componente estratégico para a afirmação de práticas comprometidas com a superação de uma formação para e pelas competências, conforme apregoam as recentes Resoluções do CNE/CP nº 2/2019 e nº 1/2020. Teoricamente se sustenta nas ideias de A. Nóvoa e K. Zeichner. Metodologicamente envolve duas etapas qualitativas de trabalho: análise documental e entrevistas. Em torno da primeira etapa, apresentam-se constatações que contribuem para o fortalecimento da defesa a favor de uma formação de professores, no âmbito do curso de Pedagogia, comprometida com a docência em sua complexidade e não, exclusivamente, com as competências necessárias ao seu exercício.

Publicado
02-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas