EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
(DIS) POSIÇÕES PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS
Resumo
Este artigo se desenvolve em torno de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como a participação em ações de extensão universitária, por parte de estudantes de um curso de Pedagogia, pode ser contributiva para o desenvolvimento de (dis) posições para a sua formação docente. Parte do pressuposto que a extensão se situa como componente estratégico para a afirmação de práticas comprometidas com a superação de uma formação para e pelas competências, conforme apregoam as recentes Resoluções do CNE/CP nº 2/2019 e nº 1/2020. Teoricamente se sustenta nas ideias de A. Nóvoa e K. Zeichner. Metodologicamente envolve duas etapas qualitativas de trabalho: análise documental e entrevistas. Em torno da primeira etapa, apresentam-se constatações que contribuem para o fortalecimento da defesa a favor de uma formação de professores, no âmbito do curso de Pedagogia, comprometida com a docência em sua complexidade e não, exclusivamente, com as competências necessárias ao seu exercício.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.