FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

COMUNICAÇÃO E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Valéria da Silva Lima IFRJ
  • Maylta Brandão Anjos UNIRIO
  • Giselle Rôças IFRJ
Palavras-chave: Docência; Histórias; Interações; Ensino

Resumo

O artigo prima pela formação docente na perspectiva das tecnologias acontecidas em diferentes fontes de comunicação. Buscamos construir reflexões acerca das Contações de Histórias no ensino, rompendo com pensamentos formatados da docência. Defendemos que a formação é diversa e de contingências políticas educacionais não engessadas. A Contação de Histórias assume um traço de aprendizagem inventiva, criativa, democrática e inclusiva. Nesse escopo, a metodologia utilizada consistiu num estudo bibliográfico em que materiais impressos e digitais foram utilizados como fonte de estudo, pesquisa e reflexão. Entendemos a pesquisa como um ato coletivo social em que dialogamos a partir de experiências, relatos e pesquisas daqueles que divulgaram suas produções antes de nós. Fortalecemos a pesquisa no viés qualitativo e no paradigma da crítica social emancipatória em que a participação social pressupõe ação no contexto atual e serve para repensarmos modos de formação e ação em tempos atuais.

 

Biografia do Autor

Valéria da Silva Lima, IFRJ

Doutoranda(2019) e Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(2016), Especialista em Deficiência Auditiva/Surdez pela Unirio(2015), Especialista em Contação de Histórias no Imaginário Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2014) e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, atua como professora e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, contadora de histórias e mediadora presencial do consórcio Cederj (UNIRIO). Tem experiência na área de formação de professores para a Educação Básica e Mediação Docente no Ensino Superior na modalidade EAD.

Maylta Brandão Anjos, UNIRIO

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora Geral do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências,

Giselle Rôças, IFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo pesquisa e junto aos professores da Educação Básica e Superior com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Associada III do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. No período de junho de 2013 a fevereiro de 2015 atuei como Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais na área 46 - CAPES. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do IFRJ. ORCID - http://orcid.org/0000-0002-1669-7725

Publicado
12-01-2022