A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades da extensão universitária na formação docente, assim como demonstrar a possibilidade de uma troca de saberes entre a academia e seu entorno. Para isso, utilizou-se como estudo de caso as ações extensionistas desenvolvidas na FFP/UERJ pelo projeto de extensão TEAR. As principais fundamentações teóricas para essa pesquisa, partem, sobretudo, das proposições de Isabel Baptista (2005) e Xesús Jares (2007). Como metodologia para as investigações do TEAR, propusemos o uso da observação de campo baseada na fenomenologia de Edmund Husserl. Como inferência trazemos que as atividades extensionistas promovem laços de convivência relevantes para a formação docente, valorizam as demandas das comunidades do entorno da Faculdade e aproximam os conhecimentos universitários à futura realidade docente no Leste Fluminense.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.