A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DA SALA DE AULA

  • Alan Navarro Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucas Salgueiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: extensão universitária, formação docente, educação não escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades da extensão universitária na formação docente, assim como demonstrar a possibilidade de uma troca de saberes entre a academia e seu entorno. Para isso, utilizou-se como estudo de caso as ações extensionistas desenvolvidas na FFP/UERJ pelo projeto de extensão TEAR. As principais fundamentações teóricas para essa pesquisa, partem, sobretudo, das proposições de Isabel Baptista (2005) e Xesús Jares (2007). Como metodologia para as investigações do TEAR, propusemos o uso da observação de campo baseada na fenomenologia de Edmund Husserl. Como inferência trazemos que as atividades extensionistas promovem laços de convivência relevantes para a formação docente, valorizam as demandas das comunidades do entorno da Faculdade e aproximam os conhecimentos universitários à futura realidade docente no Leste Fluminense.

Publicado
02-09-2021