o CURSO DE PEDAGOGIA EM FOCO

A INSERÇÃO DOS EGRESSOS DA UFOP NO CAMPO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Egressos, Campo Profissional., Pedagogy Course; Graduates, Professional Field., Curso de Pedagogía; Graduados, Campo Profesional

Resumo

Este  artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de estudo desenvolvido com alunos(as) egressos(as) do curso de Pedagogia de uma IES pública federal, localizada na Região Sudeste brasileira. A pesquisa realizada em duas etapas, consistiu na coleta de dados por meio de um questionário na Plataforma Google Forms, estruturado em quatro eixos de análise: o perfil; a formação acadêmica; a atuação profissional; o curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo, encaminhado via e-mail. A análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos egressos, utilizando-se para as questões abertas a técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos caracterizaram o perfil dos egressos e propiciou uma análise da inserção e atuação desses graduandos no campo profissional.

Biografia do Autor

Regina Magna Bonifácio de Araújo, UFOP

Professora, possui Pós-doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (1979). Professora titular - Adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

Nilzilene Imaculada Lucindo, UEMG

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2015). Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela UFOP (2010). Atualmente, é professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus BH, lotada no Departamento de Administração Educacional (DAE) e também trabalha como Secretária Executiva no MHNJB/UFMG.

Iris Madalena Feijó Braga, UFOP

Licencianda em Pedagogia pela UFOP e bolsista de Iniciação Cientifica. (PIBIC/CNPq)

Celia Maria Fernandes Nunes, UFOP

Celia Maria Fernandes Nunes possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). É Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na Graduação e Pós- Graduação, e vice-líder do Grupo de Pesquisa FOPROFI (UFOP) e membro o PRODOC (UFMG).

Publicado
02-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas