RELAÇÕES ÉTINO-RACIAIS NAS PRÁTICAS DOCENTES COTIDIANAS nos espaçostempos das escolas

  • Maíra Mello Silva UERJ
  • Maria da Conceição Silva Soares UERJ
Palavras-chave: Corpos negros; Narrativas; Imagens; Ensino; Práticas curriculares

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado sobre imagens e significados produzidos histórico, cultural e socialmente sobre os corpos de mulheres negras, a partir de conversas e ensaios fotográficos com duas professoras negras.  Discutimos como os corpos negros das docentes transitam nos espaçostempos das escolas e das universidades, como eles afetam e são afetados pelos cotidianos das instituições de ensino, as táticas utilizadas por essas docentes (CERTEAU, 2014) e as implicações de seus corpos, saberesfazeres e poderes nos currículos praticados. Trazemos para a discussão as práticaspolíticas de Oliveira (2003; 2013), o entendimento de que a formação docente é uma produção de subjetividade e que acontece no entrecruzamento das redes de conhecimentos e relações em que vivem e trabalham, com Alves (2006), e a importância de uma educação antirracista, com Gomes (2008; 2017). Por fim, apontamos que as subjetividades docentes são ingovernáveis, assim como os currículos que criam com seus corpos e práticas educativas e culturais.

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)