A PEDAGOGIA PLENA
uma proposta unitária de formação
Resumo
O presente texto tem caráter de ensaio e visa apresentar elementos teóricos e metodológicos sobre a configuração do curso de Pedagogia Plena. O estudo se justifica pelo debate instaurado nesse momento em que a Base Nacional Comum Curricular – Resolução CNE/CP nº 02/2019 – trouxe à tona os dilemas históricos sobre a identidade do curso de Pedagogia e evidenciou as contradições que permeiam a definição de políticas de formação em nosso país.Tendo como referência o estudo bibliográfico no campo educacional da Pedagogia, trabalhamos com a tese do curso de Pedagogia como uma graduação plena para superar, em sua estrutura, a separação entre bacharelado e licenciatura sem distinção de grau na formação. Em síntese, defendemos a identidade do pedagogo/a como profissional da educação capaz de analisar, compreender, lidar com as mudanças da e na vida social e suas implicações no sistema educacional, na escola; e defendemos também um curso de graduação plena que seja licenciatura e bacharelado, com projeto pedagógico próprio responsável pela formação de profissionais da educação professores/as e “especialistas” para a educação básica comprometidos com a educação crítica, com bases sólidas voltadas para a formação humana omnilateral, emancipadora.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.