DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS N. 02 DE 2019:

A POSSÍVEL DISSOLUÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Diretrizes Curriculares; Formação Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial de professores - (DCNFP) 2019, explicitando os conflitos e as contradições para à formação em Pedagogia.  Destaca a luta do movimento dos educadores pela necessidade de definir uma política nacional de formação e valorização dos profissionais da educação que não dissocie no campo curricular a docência, a gestão e a pesquisa. Problematiza, a partir das DCNFP/2019, o indicativo de fragmentar essas dimensões no processo formativo-educativo dos cursos de Pedagogia. Com base na pesquisa bibliográfica e documental demonstra que as Diretrizes para o Curso de Pedagogia/ 2006, atravessada por antagonismos e controvérsias epistemológicas, resultou em uma perspectiva unitária de formação, reafirmada nas DCNFP/2015. Em uma conjuntura política, e econômica, com ajustes fiscais para as políticas sociais, acirra-se a ofensiva neoliberal, e é neste contexto que se aprovam as (DCNFP/2019).

Biografia do Autor

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Parana - Unioeste

Doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Pedagogia e  do PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão . Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Superior, Formação e Trabalho  Docente" (GESFORT – Unioeste/PR).

 

Berenice Lurdes Borssoi, Unioeste

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu. Membro do Grupo de Pesquisa "Educação Superior, Formação e Trabalho Docente" (GESFORT – Unioeste/PR) e “Políticas de ação educativa, avaliação, mídias e formação de professores” (PAMFOR - Unioeste/PR).

Vanice Schossler Sbardelotto, Unioeste

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora do colegiado de Pedagogia da Unioeste, Campus Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docene” (GESFORT – Unioeste/PR) e membro do Grupo de Pesquisa “Representações, Espaço, Tempo e Linguagens em Experiências Educativas” (RETLEE – Unioeste/PR).

Publicado
01-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas