VIVÊNCIAS EM ATLETISMO ESCOLAR E A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADEMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA DO CEFD/UFSM

Palavras-chave: Educação Física Escolar, Atletismo, Formação de Professores

Resumo

Este estudo tematiza a Formação Inicial em Educação Física (EF), em especial, o Atletismo. Objetiva-se verificar as implicações na Formação Inicial em EF a partir da identificação das vivências da educação básica acerca do atletismo escolar em acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Segue uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, pautada por um estudo de caso em uma turma de primeiro semestre do curso de EF – Licenciatura do CEFD/UFSM. Os resultados foram organizados em duas categorias: vivências em Atletismo escolar e suas implicações/expectativas para Formação Inicial em EF. Por fim, destaca-se que houve uma presença significativa do Atletismo na EFE, superando estudos relacionados à temática, bem como gerando implicações positivas no processo de Formação Inicial em Educação Física, em especial acerca da apropriação e ensino do Atletismo.

Biografia do Autor

Juliana Ribeiro Licht, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educaçã Física - UFSM

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria;

Especialista em Educçaão Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria;

Professor de Educação Física na rede municipal de Panambi-RS.

Leandra Costa da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Desportos Individuais da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi