FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • BRUNO FREITAS MEIRELES Universidade São Judas Tadeu
  • MIRVANE DIAS DE SOUZA Universidade São Judas Tadeu
  • KLEISON LIBARINO DE AMORIM Universidade São Judas Tadeu
  • ISABEL PORTO FILGUEIRAS Universidade São Judas Tadeu
Palavras-chave: revisão integrativa, formação continuada, Educação Física, professores, escola

Resumo

A  pesquisa identificou  conhecimentos sobre formação continuada (FC)  de professores  de Educação Física (EF) escolar em pesquisas de mestrado e doutorado nacionais. Trata-se de estudo da revisão integrativa. Foi realizada busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Analisaram-se 69 trabalhos. O maior volume de estudos ocorreu entre  2014 e 2017. Predominam recortes sobre FC e práticas pedagógicas. Abordagem qualitativa e pesquisa-ação são as  escolhas metodológicas. A totalidade das pesquisas foca a FC em redes públicas. Parte das pesquisas não trata o tema como objeto central, mas como espaço de contato com professores.  A produção concentra-se nas áreas de  Educação e EF. Os estudos incluem a reflexão sobre a prática como principal recurso formativo. Embora a produção  incorpore perspectivas progressivas é preciso avançar em estudos que tratem a FC como objeto central.

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi