FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
A pesquisa identificou conhecimentos sobre formação continuada (FC) de professores de Educação Física (EF) escolar em pesquisas de mestrado e doutorado nacionais. Trata-se de estudo da revisão integrativa. Foi realizada busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Analisaram-se 69 trabalhos. O maior volume de estudos ocorreu entre 2014 e 2017. Predominam recortes sobre FC e práticas pedagógicas. Abordagem qualitativa e pesquisa-ação são as escolhas metodológicas. A totalidade das pesquisas foca a FC em redes públicas. Parte das pesquisas não trata o tema como objeto central, mas como espaço de contato com professores. A produção concentra-se nas áreas de Educação e EF. Os estudos incluem a reflexão sobre a prática como principal recurso formativo. Embora a produção incorpore perspectivas progressivas é preciso avançar em estudos que tratem a FC como objeto central.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.