REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO:

EM QUESTÃO O PIBID E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Currículo; Licenciaturas; Políticas Educacionais; Formação Docente.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar às modificações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid e o lançamento do Programa de Residência Pedagógica, ambos voltados para a articulação entre conhecimentos acadêmicos e prática, bem como o debate sobre a reorganização curricular no âmbito das licenciaturas. O artigo analisa os novos editais e portarias do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outras pesquisas da área. Os resultados, apontam que as inflexões do Pibid e o lançamento do Programa de Residência pedagógica não atendem às demandas de reestruturação da disciplina de Estágio Supervisionado, pois não superam a visão pautada na racionalidade prática que têm embasado tanto essa disciplina como o novo Programa. Conclui-se que a articulação entre teoria e prática necessita priorizar a formação de acadêmicos que tenham condições de analisar de forma crítica o campo educacional.

Biografia do Autor

Jacira Helena Do Valle Pereira Assis, Profª.Dra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, biografia e memorialistas; fronteira e diversidade cultural, famílias, escolas e estado laico. 

Sandra Novais Sousa, Profª.Dra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Mineiros (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É especialista em Alfabetização (IESF/2006), Coordenação Pedagógica (UCDB/2014) e Gestão Escolar (UNIASSELVI/2015). Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, políticas públicas de formação de professores, didática e professores iniciantes.

Publicado
02-09-2021