REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO:
EM QUESTÃO O PIBID E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar às modificações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid e o lançamento do Programa de Residência Pedagógica, ambos voltados para a articulação entre conhecimentos acadêmicos e prática, bem como o debate sobre a reorganização curricular no âmbito das licenciaturas. O artigo analisa os novos editais e portarias do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outras pesquisas da área. Os resultados, apontam que as inflexões do Pibid e o lançamento do Programa de Residência pedagógica não atendem às demandas de reestruturação da disciplina de Estágio Supervisionado, pois não superam a visão pautada na racionalidade prática que têm embasado tanto essa disciplina como o novo Programa. Conclui-se que a articulação entre teoria e prática necessita priorizar a formação de acadêmicos que tenham condições de analisar de forma crítica o campo educacional.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.