A GESTÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERIDADES PUBLICAS DO PARANÁ
Resumo
O presente artigo é resultado das discussões e levantamentos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Paraná e tem como objetivo analisar a discussão sobre gestão escolar nos currículos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades públicas do estado do Paraná. Para isso, foi realizado um levantamento das informações sobre a formação do gestor, com base nos Projetos Político Pedagógicos disponíveis no site dessas instituições no ano de 2018. Os principais autores que amparam o referencial teórico são: Bourdieu (2003); (2014), Brzezinski (2012) e Gatti (2014). A metodologia compreendeu uma análise documental de oito instituições, compreendendo o total de 13 projetos dos cursos. Os resultados da pesquisa apontam que há falta de clareza sobre o trabalho dos pedagogos na escola, e que há falha na discussão sobre o gestor e a formação desse profissional.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.