O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO:

DE VOLTA PARA O PASSADO?

Palavras-chave: Formação de professores;, Curso de Pedagogia, Atuais políticas de formação.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar algumas implicações das atuais políticas de formação de professores sobre o curso de Pedagogia. Resultado de pesquisa documental, retoma aspectos históricos do Curso para contextualizar a proposta preliminar de reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. CNE n.1/2006), em discussão no CNE. Pautada no artigo 62 da LDB/1996, a reforma pretendida é um retorno ao passado, um retrocesso com a retomada das habilitações, a cisão entre bacharelado e licenciatura, a separação da formação para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental em percursos distintos, em desacordo com a formação integrada para a infância de 0 a 10 anos, entendimento construído por processos participativos ao longo de muitas décadas. Além disso, ao pretender vincular o currículo do Curso aos objetivos, competências e conteúdo da BNCC da Educação Básica, sinaliza para o avanço da perspectiva instrumental de formação de professores.

Biografia do Autor

Leda Scheibe, UFSC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular Emérita,

aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Editora da Revista Retratos da Escola (Esforce/CNTE). Florianópolis, SC- Brasil

Zenilde Durli, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Itinera. Florianópolis, SC – Brasil

Publicado
01-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas