O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO:
DE VOLTA PARA O PASSADO?
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar algumas implicações das atuais políticas de formação de professores sobre o curso de Pedagogia. Resultado de pesquisa documental, retoma aspectos históricos do Curso para contextualizar a proposta preliminar de reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. CNE n.1/2006), em discussão no CNE. Pautada no artigo 62 da LDB/1996, a reforma pretendida é um retorno ao passado, um retrocesso com a retomada das habilitações, a cisão entre bacharelado e licenciatura, a separação da formação para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental em percursos distintos, em desacordo com a formação integrada para a infância de 0 a 10 anos, entendimento construído por processos participativos ao longo de muitas décadas. Além disso, ao pretender vincular o currículo do Curso aos objetivos, competências e conteúdo da BNCC da Educação Básica, sinaliza para o avanço da perspectiva instrumental de formação de professores.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.