CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavras-chave: Política Educacional; Curso de Pedagogia; Concepções de Formação

Resumo

Com a criação das Diretrizes Curriculares Nacionais no ano de 2006 (Resolução CNE/CP nº 1/2006) para o curso de Pedagogia, criou-se novo debate sobre a abrangência dessa proposta e suas consequências em torno da identidade do curso. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos principais aspectos que conformam a trajetória política do curso de Pedagogia, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura e pesquisa documental. O artigo parte de um panorama histórico e conceitual do cenário da Pedagogia, que representa um processo de disputas com avanços e retrocessos no sistema educacional. Busca-se apontar questões sobre a política curricular enquanto preocupação estratégica na identidade e formação profissional, particularmente, através das mais recentes normativas que incidem em novas adaptações curriculares, acumulando incertezas no campo da Pedagogia enquanto ciência e dualidades na formação profissional.

Biografia do Autor

Renata Loiza Alcântara Soares, Rede Municipal de Volta Redonda

Renata Loiza Alcântara Soares é professora efetiva da Rede Municipal de Volta Redonda/RJ. Licenciada em Educação Física e em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Educação Física Escolar com ênfase em Inclusão, pela Faculdade de Educação São Luís.

Viviane de Souza Rodrigues, UFRRJ

Viviane de Souza Rodrigues é professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ).

Publicado
02-09-2021