CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Com a criação das Diretrizes Curriculares Nacionais no ano de 2006 (Resolução CNE/CP nº 1/2006) para o curso de Pedagogia, criou-se novo debate sobre a abrangência dessa proposta e suas consequências em torno da identidade do curso. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos principais aspectos que conformam a trajetória política do curso de Pedagogia, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura e pesquisa documental. O artigo parte de um panorama histórico e conceitual do cenário da Pedagogia, que representa um processo de disputas com avanços e retrocessos no sistema educacional. Busca-se apontar questões sobre a política curricular enquanto preocupação estratégica na identidade e formação profissional, particularmente, através das mais recentes normativas que incidem em novas adaptações curriculares, acumulando incertezas no campo da Pedagogia enquanto ciência e dualidades na formação profissional.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.