EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

HOMENS EDUCADORES NO TRABALHO COM CRIANÇAS

  • Virginia Georg Schindhelm Universidade Federal Fluminense
  • Maria Luisa Furlin Bampi, Drª Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-1919-0230
Palavras-chave: Experiências docentes; Homens educadores; Formação docente; Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta registros de experiências orais de oito educadores homens numa escola infantil fluminense para refletir e construir conhecimentos do magistério com estigma da maternagem sem a presença masculina. A metodologia qualitativa, fundamentada em estudos biográficos de Nóvoa, Josso, Abrahão e Ferrarotti; privilegiam a profissionalização de educadores, suas histórias e práticas, em processos de autoformação; Matos, Sayão, Louro e Connell, com estudos de professores que: (a) exerceram seus talentos, saberes em escolas conservadoras que resistem aos apelos de renovação; (b) ajudaram a construir outra história para o magistério infantil e os estudos sobre gênero associados às infâncias. O texto repensa (a) na perpetuação das representações de divisão de trabalho na educação infantil, em defesa da presença masculina na educação das crianças e (b) no potencial das narrativas de educadores com novos olhares para o magistério infantil.

Biografia do Autor

Maria Luisa Furlin Bampi, Drª, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Assistente no Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos campos Estágio Supervisionado, Educação Infantil e Psicologia da Educação.(UERJ/FFP/DEDU) .

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)