TRAZENDO AS DISCUSSÕES SOBRE INCLUSÃO PARA OS PROJETOS EXTRACURRICULARES DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA INGLESA

  • Fernanda Henriques Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Silvania Maria da Silva Gil Universidade Católica de Santos https://orcid.org/0000-0001-8678-6013
Palavras-chave: formação de professores, inclusão, currículo

Resumo

Os currículos de licenciatura contam com poucas disciplinas que possibilitem uma reflexão voltada para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial (GATTI; NUNES, 2009) e para o direito de todos à educação (BRASIL, 1988). A fim de diminuir esta lacuna, atividades extracurriculares foram elaboradas para o curso de Letras – Língua Inglesa, de forma a englobar a reflexão e formação dos licenciandos para práticas mais inclusivas. Deste modo, além de debatermos a necessidade de se criar um currículo crítico baseado nas práticas socioculturais, introduzindo a diversidade cultural e social aos conteúdos (LIBÂNEO, 2017), apresentamos dados dos cursos de Letras sobre a formação dos professores para lidarem com a heterogeneidade da sala de aula. Apontamos, a partir de um relato de experiência, ações de um projeto e dois programas, que possibilitam debates, leituras e palestras com foco no processo de inclusão de todos os alunos. Assim, concluímos que as dificuldades de lidar com estudantes com deficiência em sala de aula ainda persistem, e mais evidente em tempos de Covid-19, que expõe de modo incontestável o que antes ficava escondido atrás dos muros da escola: a grande desigualdade social percebida pela falta de acesso à tecnologia e suas funcionalidades.

Biografia do Autor

Silvania Maria da Silva Gil, Universidade Católica de Santos

Silvania Maria da Silva Gil é doutoranda e mestra em Educação na Universidade Católica de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, formação de professores, educação especial, inclusão escolar e políticas educacionais.

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)