Apresentação Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas

Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas

Palavras-chave: Dossiê; Diretrizes Curriculares; Curso de Pedagogia

Resumo

O Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas, que integra este número da revista Formação em Movimento,  tem como objetivo precípuo reunir estudos de pesquisadores que possuem um acúmulo histórico e investigativo sobre a Pedagogia como campo de conhecimento e como campo profissional e seus diferentes mecanismos de regulação, com vistas a analisar criticamente a proposta apontada pela Resolução CNE/CP n.º 2/2019 desvelando, assim, suas controvérsias, tensões e perspectivas.

Biografia do Autor

Andreia Nunes Militão, UEMS

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (UNESP). Professora Adjunta da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). É líder do GEPPEF (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores). Atualmente é vice-presidente da Região Centro-Oeste da Anfope (Gestão 2021-2023) e na Anped participa ativamente do GT-8 (Formação de Professores), sendo parecerista ad hoc e ex-coordenadora do GT-8 na Região CO

Shirleide Pereira da Silva Cruz, UnB

Shirleide Pereira da Silva Cruz é formada em Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFPE. É professora adjunta da Faculdade de Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB), na Linha de Pesquisa: Profissão docente, currículo e avaliação. É pesquisadora do GEPFAPe - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo (UnB) e integra como formadora o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE.

Publicado
02-09-2021
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA