O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFPA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Pedagogia; Formação de Professores/as; Educação Infantil.

Resumo

O artigo versa sobre o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará (Campus Belém) e objetiva historiar e analisar o referido curso, tarefas que constituem grande desafio, de um lado por nos encontrarmos na condição de protagonista dessa história, de outro, por antevermos uma grande perda nas conquistas que pensávamos definitivas para um curso historicamente ameaçado: volta e meia, precisa-se unir forças e lutar para não extingui-lo ou desfigurá-lo. Para a elaboração deste artigo utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental em diálogo com as várias legislações e suas interferências no curso. Iniciamos focalizando sua criação no Brasil, em 1939 para, depois, destacarmos sua história no Pará, cujo início deu-se em Belém, no ano de 1954. Em seguida, adentramos na expansão do curso no Estado e, ao final, questionamos as finalidades da Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 perguntando-nos quais inovações trarão à formação de professores e professoras para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, Pedagoga pela Universidade Federal do Pará, Mestra pela Università Italiana degli Studi di Torino/Itália, professora titular da Universidade Federal do Pará, aposentada, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, Criança e Educação Infantil - IPÊ do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, membro do Fórum de Educação Infantil do Pará - FEIPA,  do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil e sócia efetiva do Movimento República de Emaús/Belém/Pará.

Publicado
03-09-2021
Seção
Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas