O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFPA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O artigo versa sobre o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará (Campus Belém) e objetiva historiar e analisar o referido curso, tarefas que constituem grande desafio, de um lado por nos encontrarmos na condição de protagonista dessa história, de outro, por antevermos uma grande perda nas conquistas que pensávamos definitivas para um curso historicamente ameaçado: volta e meia, precisa-se unir forças e lutar para não extingui-lo ou desfigurá-lo. Para a elaboração deste artigo utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental em diálogo com as várias legislações e suas interferências no curso. Iniciamos focalizando sua criação no Brasil, em 1939 para, depois, destacarmos sua história no Pará, cujo início deu-se em Belém, no ano de 1954. Em seguida, adentramos na expansão do curso no Estado e, ao final, questionamos as finalidades da Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 perguntando-nos quais inovações trarão à formação de professores e professoras para a Educação Infantil.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.