NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ARAUTOS DA NOVA ARQUITETURA PRECARIZADA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Adriana Machado Penna UFF
  • Elizandra Garcia da Silva UFF
  • Paulo Antônio Crescíulo de Almeida UFF
  • Waldyr Lins de Castro UFF
  • Jonas Lírio Gurgel UFF
  • Edmundo de Drummond Alves Jr UFF
Palavras-chave: Novas DCNs da EF, Formação de professores, Formação por competências, Profissionalização docente

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em chamar a atenção para o fato de que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física/DCNs/EF não devem ser tomadas como um fenômeno isolado do quadro mais amplo dentro do qual emerge um conjunto de políticas com vistas ao controle, à precarização e ao esvaziamento da formação de professores. Essas políticas visam naturalizar e difundir mecanismos da formação por competências, da meritocracia e da profissionalização da ação docente; mecanismos que atuam para o avanço da exploração do trabalho, alinhado às necessidades do mercado na atual fase capitalista. Adotamos como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, tendo por perspectiva a pesquisa qualitativa documental.

Publicado
01-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi