NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ARAUTOS DA NOVA ARQUITETURA PRECARIZADA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O objetivo do presente artigo consiste em chamar a atenção para o fato de que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física/DCNs/EF não devem ser tomadas como um fenômeno isolado do quadro mais amplo dentro do qual emerge um conjunto de políticas com vistas ao controle, à precarização e ao esvaziamento da formação de professores. Essas políticas visam naturalizar e difundir mecanismos da formação por competências, da meritocracia e da profissionalização da ação docente; mecanismos que atuam para o avanço da exploração do trabalho, alinhado às necessidades do mercado na atual fase capitalista. Adotamos como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, tendo por perspectiva a pesquisa qualitativa documental.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.