FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

REALIDADE, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins UFRRJ
  • Melina Silva Alves UFPB
Palavras-chave: Formação Docente, Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

Esta publicação discute a realidade, as contradições, os nexos, as determinações e as possibilidades que incidem sobre os cursos de licenciatura em Educação Física no país, a partir da aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) de duas Resoluções que reconfiguram as diretrizes curriculares nacionais. Trata-se de um esforço em compilar as contribuições teóricas de 18 docentes vinculados a 10 instituições de todas as 5 regiões geográficas do país sobre o assunto. A Resolução nº 06/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, e a Resolução nº 02/2019, que determina novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a BNC-Formação, são problematizadas nos artigos assinados por esses professores-pesquisadores, respondendo à provocação da Anfope em formato de dossiê. As reflexões que despontam deste trabalho coletivo e plural têm como elo, além da temática, a luta pela revogação dessas normativas, em modo de resistência ativa e propositiva, com vistas ao fortalecimento da formação docente em Educação Física.

Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, UFRRJ

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Melina Silva Alves, UFPB

Doutora em Educação (Universidade Federal da Bahia/UFBA). Mestre em Educação (Universidade Federal de Sergipe/UFS). Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (UFBA). Licenciada em Educação Física (Universidade Federal do Paraná/UFPR). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Paraíba (LEPELPB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Marxismo e Ensino da Educação Física (EFEMARX/UFBA).

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi