FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
REALIDADE, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES
Resumo
Esta publicação discute a realidade, as contradições, os nexos, as determinações e as possibilidades que incidem sobre os cursos de licenciatura em Educação Física no país, a partir da aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) de duas Resoluções que reconfiguram as diretrizes curriculares nacionais. Trata-se de um esforço em compilar as contribuições teóricas de 18 docentes vinculados a 10 instituições de todas as 5 regiões geográficas do país sobre o assunto. A Resolução nº 06/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, e a Resolução nº 02/2019, que determina novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a BNC-Formação, são problematizadas nos artigos assinados por esses professores-pesquisadores, respondendo à provocação da Anfope em formato de dossiê. As reflexões que despontam deste trabalho coletivo e plural têm como elo, além da temática, a luta pela revogação dessas normativas, em modo de resistência ativa e propositiva, com vistas ao fortalecimento da formação docente em Educação Física.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.