Formação em movimento, em seu quinto número, de forma bastante oportuna, traz o dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas, organizado pelas professoras Andreia Nunes Militão (UEMS) e Shirleide Pereira da Silva Cruz (UnB). O dossiê, composto por 15 artigos de pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições formadoras de todas as regiões do país, se propõe a discutir e analisar as tensões, controvérsias e perspectivas (im)postas ao curso de Pedagogia com a aprovação das ‘novas’ Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum - BNC da Formação, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.º 02/2019, em detrimento da Resolução CNE/CP 02/2015.

Ainda neste número, temos na sessão Artigos e Ensaios, quatro trabalhos que discutem o curso de Pedagogia, tematizando aspectos importantes, como as concepções de formação, a inserção profissional de seus egressos, a extensão universitária como possibilidade de formação docente e a reorganização curricular da disciplina de estágio.

Neste ano, comemorativo do Centenário de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, a Revista Formação em Movimento, publicará em todos os números, na sessão Resenhas, trabalhos de professores/as da educação básica pública, sobre obras de Paulo Freire. Nesta edição, temos a resenha do livro de Paulo Freire, publicado em 1979, Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire, da professora Evelin Claro.  

Na sessão Documento, publicamos o Manifesto do Movimento Nacional de mobilização em Defesa da Formação de Professores no Curso de Pedagogia, de julho de 2021.  Esse movimento, apoiado pelas entidades nacionais do campo educacional, tem promovido intensa mobilização em resistência a proposta descaracterizadora da Resolução CNE/CP n.º 2/2019. Na sessão Entidades publicamos a Carta do XX ENANFOPE, aprovada em 5 de fevereiro de 2021, e a “Manifestação contrária à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor escolar”, documento da ANFOPE e FORUMDIR, endossado por diversas entidades nacionais.

Publicado: 02-09-2021

Editorial

Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA

Dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas

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