O primeiro número de FORMAÇÃO em Movimento, traz o dossiê ANFOPE: Quatro décadas de lutas e resistência, no qual cinco ex-presidentes da entidade apresentam o percurso histórico da ANFOPE, desde os anos 1980, e tecem análises sobre a construção da base comum nacional e os desafios postos hoje para a formação de professores no Brasil.

Este primeiro número traz ainda a republicação de artigo da prof. Iria Brzezinski, sobre a Carta de Goiania, abrindo a sessão Memória e a Resenha de livro da prof. Nilda Alves sobre memórias e processos didáticos e curriculares, ambas ex-presidentas da entidade.

Na sessão Entidades temos a palavra dos presidentes de três fóruns nacionais ligados à formação dos profissionais da educação e parceiras da ANFOPE - FORUMDIR, FORPARFOR e FORPIBID RP, que terão espaço permanente em FORMAÇÃO em Movimento.

Na sessão Documento, republicamos o “Plano de Lutas da Conape 2018”, que norteia as ações do Forum Nacional Popular de Educação (FNPE), composto por 35 entidades dentre as quais a ANFOPE.  A revista traz ainda breve nota sobre as contribuições da ANFOPE e uma Opinião, um espaço aberto para o debate.

Publicado: 15-07-2019

Edição completa

Editorial

Entidades de Formação