Sobre a Revista

Histórico

Criada em 2012, a partir de iniciativa do Núcleo de Produção Acadêmica e Científica -NUPAC, este coordenado pelo Prof. Antônio Pereira Gaio Júnior juntamente com os demais docentes do Curso de Direito da UFRRJ - Instituto Três Rios e a Secretaria do Curso representada à época pelo Bel. Guilherme Bandeira,  a REVISTA JURÍDICA ELETRÔNICA "DIREITO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO" é disponibilizada ao público na condição de um veículo de consolidação das linhas de pesquisas institucionais do Curso de Graduação em Direito bem como do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Contemporâneo e tem por finalidade a publicação de trabalhos inéditos relacionados a área do Direito e de ciências afins, estabelecendo-se assim, como uma publicação cujo contributo à fomentação da produção intelectual docente e discente se insere na comunidade acadêmica como uma iniciativa favorecedora do necessário intercâmbio cultural e de ideias para as mais diversas universidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Foco e escopo

Nossa missão é participarmos como agentes ativos na evolução do "Estado da Arte" das ciências jurídicas e sociais. São aceitos para publicação resumos expandidos (incluindo objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes) bem como trabalhos completos.

Política de avaliação

Os artigos devem vir acompanhados de uma folha de rosto contendo o título do trabalho e o nome do (s) autor (es), titulação, cargo, filiação institucional, endereço para correspondência, e-mail , telefone e serão enviados para o seguinte endereço eletrônico: nova.rejur@gmail.com. Os textos enviados à Revista serão submetidos à aprovação prévia do Conselho Editorial, que avaliará a adequação à linha editorial da Revista. Após a avaliação da adequação à linha, os artigos selecionados serão encaminhados, sem identificação da autoria, para avaliação pelo sistema double blind review a no mínimo dois pareceristas anônimos. O parecer de análise para admissão e publicação do artigo na Revista terá como base os seguintes critérios: a) pertinência com a linha editorial da Revista Jurídica Eletrônica “Direito, Sociedade e Desenvolvimento”; b) relevância do tema; c) contribuição científica do trabalho; e d) apresentação formal. Os artigos aceitos serão publicados nos próximos números da Revista. A definição do número da revista no qual os artigos aceitos serão publicados observará a necessidade de distribuição equitativa entre trabalhos nacionais e internacionais, o equilíbrio entre as temáticas e o percentual de exogenia exigido pelas normas de qualificação da Revista. Os artigos não recomendados para publicação pelos pareceristas anônimos, bem como os recomendados com ressalvas, serão devolvidos aos autores com as suas observações, as quais poderão ser acatadas ou justificadas pelo autor, para uma segunda avaliação e decisão do Conselho Editorial. Os artigos já publicados ou pendentes de aprovação ou de publicação em outros meios de comunicação serão sumariamente rejeitados. Os autores não serão remunerados pela publicação dos artigos. As opiniões e conceitos emitidos pelos autores nos textos são de sua inteira responsabilidade. Após aprovação do artigo, a Revista se reserva o direito de adequar os originais na ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores. Os originais serão aceitos em Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano. A Revista classificará as colaborações de acordo com as seções da Revista.