ALGUÉM SABE? ALGUÉM VIU? QUAL O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA NA REGIÃO DO CENTRO-OESTE?

  • Cíntia Santos Diallo
  • Claudia Lima de Araújo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal, sobre a incorporação dos conteúdos referentes à História e Cultura afro-brasileira e africana e à Educação para Relações Étnico-raciais nos currículos dos cursos de Licenciatura da área de Ciências Humanas das Instituições Federais Públicas de Ensino Superior da região do Centro-Oeste, no período de 2003 a 2017. Em diálogo com a História da Educação e com a Decolonialidade, são analisados 104 cursos de licenciatura, dos quais 50 contemplam, em suas matrizes curriculares, conteúdos referentes à História e Cultura afro-brasileira e africana e à Educação das Relações Étnico-raciais, com destaque para os cursos de História, uma vez que todos eles oferecem pelo menos uma disciplina sobre o assunto. O gritante silenciamento que ocorre em 48 cursos relacionados com a temática objeto da pesquisa explica, em parte, o recorrente discurso dos professores da Educação Básica sobre a fragilidade de sua formação inicial para discuti-la.

Publicado
06-07-2020