A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA O USO CRÍTICO DE MEMES NO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

  • Luciano Nunes dos Santos Meirelles
  • Lucila Maria Pesce de Oliveira
Palavras-chave: memes, ensino de literatura, currículo, linguagens hipermidiáticas, letramento digital

Resumo

O presente artigo integra uma pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo é investigar de que maneira as linguagens hipermidiáticas, por meio dos memes, se fazem presentes em sala de aula, assim como o Currículo Oficial do estado de São Paulo os enxergam, especificamente no tocante à prática dos multiletramentos. O estudo tem como objeto de pesquisa os memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, à guisa de compreender como tais códigos semióticos podem potencializar as reflexões afeitas ao ensino de Literatura no Ensino Médio. A pesquisa apoia-se em Bakhtin (2013), para entender em que medida é possível compreender os memes como gênero textual multimodal e imbricado aos multiletramentos (ROJO e BARBOSA, 2012). Além deste campo conceitual, o conceito de letramento digital é analisado a partir da perspectiva freireana, na compreensão da positividade dos memes em sala de aula, em uma abordagem curricular que tenha por objetivo desenvolver o pensamento crítico dos estudantes.

Publicado
29-06-2020