Edição Atual

v. 5 n. 9 (2020): V DOSSIÊ “As Comissões de Heteroidentificação Étnico-Racial de Autodeclaração no Sistema de Cotas para negros e negras: divergências, convergências e efetividade” Orgs: Adilson Pereira dos Santos; Lígia dos Santos Ferreira
As Políticas de Ação Afirmativa, com foco na população negra e concretizadas por meio de cotas raciais, se converteram em alternativas de democratização das oportunidades educacionais e de empregabilidade. Nesse cenário, as comissões de heteroidentificação étnico-racial, emergem como mecanismos de controle social e de combate à fraudes, ou burlas nessas políticas étnico-racialmente referenciadas. Há, contudo, posições de divergência e de convergência quanto ao papel da heteroidentificação. A Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura – convida pesquisadores da área da educação e de áreas correlatas a apresentarem artigos para o Dossiê “As Comissões de Heteroidentificação Étnico-Racial de Autodeclaração no Sistema de Cotas para negros e negras: divergências, convergências e efetividade”, que possuam suas lentes investigativas centradas nesta tricotomia.  

 

DOI: https://doi.org/10.29327/211303.5.9 

 

Publicado: 28-12-2020

EDITORIAL

DOSSIÊ

Ver Todas as Edições

Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura. ISSN 2526-2742

 
Publicada ininterruptamente desde o ano de 2016, a  Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742) é um periódico eletrônico editado pelo Gpesurer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e publicado pela Edur (Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) através do Portal Costa Lima da UFRRJ - dirigido ao público acadêmico e em geral, publicando artigos, dossiês temáticos, ensaios, resenhas e pesquisas em educação, contribuindo para a divulgação de conhecimentos produzidos nessa área temática. O conteúdo publicado por este periódico é de acesso livre, buscando democratizar o acesso ao conhecimento, respeitados os direitos autorais. A Repecult está indexada em bases de dados nacionais e internacionais.