O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O cadastro dos autores foi completado com informações do Registro ORCID iD, da URL do Currículo Lattes e da Biografia Resumida.

Diretrizes para Autores

A RTPS- Revista Trabalho, Política e Sociedade aceita gratuitamente submissões para publicação de artigos, ensaios e resenhas que centrem sua discussão na área da Sociologia do Trabalho, Trabalho e Educação, Estado e Políticas Públicas, Política Social, Economia do Trabalho, bem como de outras áreas das ciências humanas e sociais. A RTPS prioriza textos que tenham na categoria “Trabalho” sua referência analítica central, considerando o trabalho na sua relação com a formação humana, com as relações de poder e/ou com a sociabilidade contemporânea, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates acerca de temas polêmicos e atualizados. Os textos devem ser inéditos, escritos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, porém, que não tenham sido submetidos a quaisquer outros periódicos científicos. Cada submissão poderá ter no máximo  três autores(as), todos(as) pertencentes a grupos de pesquisa, e pelo menos um(a) deles(as) deve ter título de doutor(a).  Artigos que apresentam resultados de trabalhos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) necessariamente devem ser submetidos em co-autoria com o(a) orientador(a).

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição para a compreensão da relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociedade, dentro da linha editorial da RTPS. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência analítica, o rigor teórico e metodológico e a qualidade da redação do texto (estruturação, coerência e coesão textual, bem como correção ortográfica e gramatical).

Apresentação do manuscrito
Os originais devem ser submetidos unicamente por meio eletrônico, acessando-se o sítio da RTPS na internet, onde se deve primeiramente proceder o login ou, caso ainda não haja cadastro do(s) autor(es), deve-se primeiramente proceder o cadastro e, somente depois, proceder o login a partir do seguinte link: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/login . Uma vez feito o login, é possível submeter todos os tipos de colaborações e acompanhar o processo avaliativo, bem como estabelecer comunicação direta com o Comitê Editorial da RTPS. As colaborações devem se enquadrar em alguma das categorias abaixo, de acordo com as respectivas exigências descritas:


Artigos Científicos ou Ensaios devem conter: 1) título conciso e representativo do conteúdo do texto de até 100 caracteres com espaço, incluindo o subtítulo, se for o caso; 2) resumo em vernáculo de parágrafo único, acompanhado de no mínimo 03 e no máximo 06 palavras-chave de acordo com o Thessaurus Brasileiro de Educação, com no mínimo 600 e no máximo 900 caracteres com espaço, contando as palavras-chave; 3) tradução do título do resumo e das palavras-chave para o inglês e para o espanhol, com exatamente a mesma formatação e do resumo em português. Tamanho do texto: mínimo de 30.000 e máximo de 60.000 caracteres (com espaço), incluindo título, resumos, palavras-chave, notas, referências bibliográficas, figuras, gráficos e tabelas.


Resenhas devem conter: 1) Referência Bibliográfica da obra resenhada, conforme norma da ABNT (NBR 6013 de 2002); 2) texto da resenha com mínimo de 6.000 e máximo de 12.000 caracteres com espaço, incluindo referência bibliográfica e notas. Não necessita de resumo.

 

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO
Todos os manuscritos enviados para a RTPS devem vir em arquivos de texto em Word for Windows (docx), OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB) de acordo com a seguinte formatação:

 

Configuração de Páginas: Tamanho do Papel: A4; Tamanho das margens superiores e esquerda de 3cm e das margens direita e inferiores de 2,5cm. A NUMERAÇÃO DE PÁGINA deve vir no fim da página, sem formatação nem ênfase, alinhada à direita.

 

O Título: em fonte Cambria, tamanho 14 pts, em negrito e caixa alta, digitado em parágrafo único com espaço entre linhas de 1,0 pts, com alinhamento centralizado. Se tiver subtítulo, este deve vir imediatamente após o título, separado por dois pontos, seguindo a mesma formatação do título, porém em caixa baixa, admitindo-se iniciais maiúsculas apenas para substantivos próprios. O título e o subtítulo juntos não podem ultrapassar o limite máximo de 100 caracteres com espaço.

 

O Nome do(s) Autor(es): deve(m) ser omitido(s) do texto original. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do(a) autor(a) ou autores(as), endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo, com no máximo cinco linhas, onde se deve indicar a maior titulação, a filiação institucional e campo de atuação profissional. Esses dados jamais devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal. É imprescindível informar no cadastro dos autores o ORCID iD e o link do Currículo Lattes (no campo URL).

 

O Resumo: em fonte Garamond 11 pts, espaço entre linhas 1,15 pts e recuos de parágrafo com 2,0 cm à esquerda e à direita, com alinhamento justificado, seguido de palavras-chave com iniciais maiúsculas, separadas por vírgula. O resumo deve explicitar sinteticamente o problema investigado, o objeto de análise, o objetivo do artigo, o procedimento metodológico, principais resultados e conclusão. As palavras-chave devem estar de acordo com o Tessauros Brasileiro de Educação. Clique aqui para acessar o Thessaurus.

 

O Abstract e o Resumen: segue exatamente a mesma formatação do Resumo, mas deve conter o título em inglês em fonte Garamond 11 pts, em negrito e caixa alta. Se tiver subtítulo, este deve vir imediatamente após o título, separado por dois pontos, seguindo a mesma formatação do título, porém em caixa baixa.

 

O Corpo de Parágrafo: em fonte Cambria, tamanho 12 pts, espaço 1,5, com recuos de 1,25cm na primeira linha do parágrafo, com alinhamento justificado.

 

As Citações: devem seguir a norma da ABNT (NBR 10520 de 2002). Aquelas citações diretas que possuírem até 03 linhas devem constar do corpo do texto, entre aspas duplas, com sobrenome do autor em caixa-alta, ano e página entre parênteses. Já aquelas com mais de três linhas devem vir em parágrafo destacado do corpo do texto, em fonte Garamond 11, espaço 1,15 e recuos de 4cm à esquerda, com alinhamento justificado. Nesse caso, não é necessário colocar aspas duplas nem recuo na primeira linha do parágrafo.


As Notas: devem ter caráter meramente explicativo, numeradas e posicionadas no rodapé da página, em fonte Garamond 09 pt., espaço simples, com alinhamento justificado. Não é aceitável usar notas de rodapé para fazer referência a sites de internet. Para isto, deve-se seguir a norma de citações e referências bibliográficas utilizada para demais bibliografias. As notas de rodapé não devem ultrapassar o limite de 750 caracteres com espaço.


Todas as citações, diretas ou indiretas, devem conter referências à obra citada. Quando o autor estiver incluído no texto devem vir “Gramsci (1991, p. 23)”; quando o autor não estiver incluído no texto será (MÉSZÁROS, 2001, p. 535); quando forem mais de três autores, deve constar somente o sobrenome do primeiro, seguido da expressão: “et alii” ou sua abeviatura "et al.", sempre em itálico. Por exemplo: (ANTUNES et alii, 2008, p. 67). Citações de citações devem ser evitadas (uso de “apud”), salvo quando for difícil o acesso à obra citada por outros autores. Nesses casos muito específicos, usar a seguinte forma: (ANTUNES, 2000, apud SOUZA, 2005, p. 153). Deve-se evitar o uso das expressões "ibidem" ou "idem", devendo-se usar sempre o formato "AUTOR, data, pagina".

Para elaboração de referências, deve-se observar que estas as deverão conter exclusivamente as obras, legislações, sítios na web ou outras fontes citadas no corpo do texto ou em notas de rodapé, de acordo com a norma da ABNT (NBR 6023 de 2018). Todas as referências citadas, inclusive nas notas de rodapé, nos quadros e nas figuras, imagens, gráficos e tabelas deverão compor a lista de referências ao fim do texto, em ordem alfabética, sem numeração de entrada e sem espaço entre as mesmas. Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser distinguidos, adicionando-se uma letra minúscula (a, b, c...) após a data, tanto nas citações no corpo do texto, quanto na lista de referências. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo. Lembramos que citações de sítios na internet devem seguir o mesmo padrão de referência a das demais obras bibliográficas, conforme norma da ABNT (NBR 6023 de 2018). A seguir, alguns exemplos mais comuns de referências bibliográficas:

 

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Tradução de .... (se for o caso). Nº da Edição (caso não seja 1ª Ed.). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Total de páginas.

 

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Tradução de .... (se for o caso). Nº da Edição (caso não seja 1ª Ed.). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

 

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

 

Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em... ou Doutorado em...) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

 

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado), ano.

 

Trabalho em Anais de evento
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. In: NOME DO EVENTO, Nº da Edição do evento, Local do evento, ano. Anais [...] . Local de publicação: Editora, ano. Página inicial e final do trabalho.


Tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações devem ser apresentados no texto original em tamanho que não deve ultrapassar a 20cm de altura e 15cm de largura. O número de figuras não deve ultrapassar o máximo de cinco por artigo, salvo exceções específicas, autorizadas pelos editores, a partir de contato prévio justificando tal necessidade. Todas as figuras, inclusive fotografias, devem ser numeradas e ter título.


Solicita-se a não utilização de sublinhados nem de negritos no corpo do texto ou nos resumos. Aspas duplas devem ser utilizadas somente para citações diretas no corpo de texto. As aspas simples podem ser usadas para chamar a atenção para um item particular do texto. Palavras em língua estrangeira ou com emprego não convencional ou neologismos devem vir em itálico, assim como títulos de obras, títulos de eventos, títulos de fontes primárias.


A primeira etapa do processo avaliativo consiste na verificação da adequação da submissão ao escopo da RTPS e o atendimento às normas estabelecidas nas "Diretrizes aos Autores". O descumprimento das normas de formatação aqui discriminadas implicará a não aceitação do original e seu devido arquivamento com indicação de que o(a) autor(a) providencie os devidos ajustes e proceda nova submissão.

Endereço para Envio
Os originais devem ser submetidos para avaliação por meio do sítio da RTPS na web: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/about/submissions
Dúvidas podem ser sanadas por correio eletrônico, enviando-se mensagens para: rtps@ufrrj.br

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.