TRABALHO DOCENTE

do assalariamento à organização político-sindical

Palavras-chave: Trabalho Docente, Trabalho Assalariado, Sindicalismo

Resumo

O artigo consiste em um estudo bibliográfico de recorte histórico-sociológico que trata da transformação do ofício do magistério em trabalho assalariado como resultado do processo de funcionarização dos professores e da estatização da educação escolar. As análises apontam que o trabalho docente tem se constituído de acordo com as seguintes contradições: a materialidade do assalariamento e as ideologias da vocação e do sacerdócio; a ambiguidade da condição de classe desses trabalhadores em função da natureza intelectual do trabalho docente, da inserção de classe e da posição ocupada na divisão social e técnica do trabalho; e as formas contraditórias de remuneração da força de trabalho docente relacionadas, predominantemente, às políticas educacionais. A literatura indica que os desdobramentos dessas contradições são a proletarização desses trabalhadores e sua consequente organização político-sindical.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Fonseca da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Práksis (FEFD/UFG), do Núcleo de Estudos Marxistas sobre Sociedade, Subjetividade e Educação (FE/UFG) e do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ).

Referências

APPLE, M. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes médicas, 1995.

ARROYO, M. Operários e educadores se identificam: que rumos tomará a educação brasileira? Educação & Sociedade, Campinas, Ano II, n° 5, pp. 05-23, janeiro/1980.

ASSUNÇÂO, M.M.S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: Autores associados, 1996.

CODO, W. et.al. Educação: carinho e trabalho. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

COSTA, M.C.V. Trabalho docente e profissionalismo: uma analise sobre gênero, classe e profissionalismo no trabalho de professoras e professores de classes populares. Porto Alegre: Sulina, 1995.

ENGUITA, M.F. La ambiguedad de la docência: entre el professionalismo y la proletarizacion. 1989. Disponível em Acesso em 08 fev. 2005.

GENTILI, P. (org.) Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 9a ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: GENTILI, P.; SILVA, T.T. (orgs) Escola s.a.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, pp. 9-49, 1996.

GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (orgs). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

HYPÓLITO, A.L.M. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas: Papirus, 1997.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 23ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Livro I, vol. 1, 2003.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.

MARX, K. Capítulo inédito d’O Capital: resultados do processo de produção imediato. Porto: Publicações escorpião, 1975.

MARX, K. Trabalho assalariado e capital. São Paulo: Global, 1980.

NÓVOA, A. Para um estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 4, pp. 109-139, 1991.

PARO, V.H.; DOURADO, L.F. Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

RIDENTI, M. Classes sociais e representação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

RIDENTI, M. Professores e ativistas da esfera pública. São Paulo: Cortez, 1995.

SAVIANI, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.C. (orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, pp. 13-26, 2002.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 7ª ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SILVA, E.T. O professor e o combate à alienação imposta. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

SILVA Jr., C. A. A ideologia da incompetência do outro e outras ideologias de conveniência na relação neoliberalismo e educação. In: GHIRALDELI JR., P. (org) Infância, educação e neoliberalismo. 3ª ed. São Paulo: Cortez, pp. 74-92, 2002.

SILVA Jr., C. A. A escola pública como local de trabalho. 2ªed. São Paulo: Cortez, 1993.

VIANNA, C. Os nós do “nós”: crise e perspectivas da ação docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.
Publicado
30-06-2019
Como Citar
SILVA, H. L. TRABALHO DOCENTE. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 153-164, 30 jun. 2019.